Azeites DOP, Biológicos e outros.
Os "Azeites com Denominação de Origem Protegida" (DOP) têm origem numa área geográfica delimitada, com solos e clima característicos e são exclusivamente elaborados com azeitonas de certas variedades de oliveiras. Estes factores, aliados ao saber fazer tradicional da região conferem-lhes tipicidade e características qualitativas que os permitem distinguir dos demais.
Portugal possui, actualmente, cinco Denominações de Origem Protegida para Azeites:
"Azeites de Trás-os-Montes", "Azeites de Moura", "Azeites da Beira Interior (Azeites da Beira Baixa e da Beira Alta)", "Azeites do Norte Alentejano" e "Azeites do Ribatejo".
Os "Azeites da Agricultura Biológica" são provenientes de olivais conduzidos de acordo com o método de produção biológico, onde existem condicionalismos importantes nomeadamente na forma de fertilização dos solos e de tratamentos fitossanitários, sendo praticamente interdita a utilização de produtos químicos de síntese.
Os "Azeites Elementares ou Monovarietais" são obtidos de uma só variedade de azeitona.
Os "Azeites de Quinta" aguardam normas regulamentadoras e são Azeites em que todas as operações desde o cultivo da oliveira até à embalagem do Azeite são efectuadas na área da exploração da quinta.
Sem comentários:
Enviar um comentário